Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 27, 2013

Robô voador simula os movimentos de uma água-viva

Então um bom robô voador precisa simular alguma criatura voadora, certo? Não mesmo. Prova disso é a bela criação do vídeo acima. Criado por um grupo de estudantes da Universidade de Nova York, o autômato leva para o ar uma graciosidade muito semelhante à das águas-vivas.
A simplicidade do projeto impressiona tanto qunto seu desempenho aéreo. Trata-se apenas de quatro asas trabalhando em “uníssono”, a fim de controlar a subida e as direções laterais do aparelho. De fato, ele se propulsiona de forma muito semelhante ao animal — embora “expulse” ar do seu interior em vez de água, é claro. A estrutura também demanda um mínimo de energia para se movimentar — de forma que algumas aplicações práticas não devem demorar a aparecer. A equipe responsável espera acrescentar sensores e outros aparelhos de reconhecimento em breve. Um substituto para o balão meteorológico, talvez? A vantagem seria óbvia: ele seria reutilizável. Clique em mais informações e veja o vídeo.

Boomf, o serviço que transforma suas fotos de Instagram em doces

A empresa Mint Digital acaba de lançar um serviço bem diferente para os fãs do Instagram. Trata-se do Boomf: com ele, você tem a chance de colocar suas fotos favoritas em pequenos marshmallows comestíveis. Usar o Boomf é surpreendentemente fácil. Basta utilizar um aplicativo no celular ou acessar a página do serviço pelo computador, selecionar suas fotos (não é possível escolher as de outras pessoas) e fazer o pedido. Este, por sua vez, é entregue em sua casa, pelos correios, em uma simpática caixa, que você pode ver na galeria logo abaixo. E quanto ao gosto? Segundo o pessoal do The Next Web, que teve a chance de provar o produto, é exatamente o mesmo de um marshmallow comum. De acordo com eles, o Boomf só está disponível no sabor baunilha, mas novas versões já estão nos planos da empresa.

Custando US$ 500, sensor de imagens do MIT resiste até mesmo à neve

Utilizando tecnologias que lembram muito o Kinect, da Microsoft, o novo sensor de imagens desenvolvido pelo MIT consegue superar facilmente o dispositivo que acompanha os aparelhos Xbox. Custando aproximadamente US$ 500 para ser produzida, a invenção consegue ver através de objetos transparentes e se mostra capaz de funcionar mesmo quando exposto à chuva ou à neve.
A câmera desenvolvida pelo instituto determina o posicionamento de objetos através da análise do tempo que um sinal luminoso leva para ser refletido por cada um deles — mesmo método utilizado pelo Kinect. O diferencial do dispositivo fica por conta de um novo método de codificação semelhante àquele utilizado por empresas de telecomunicação na hora de determinar o posicionamento dos usuários de sua rede.

Moto X com acabamento em madeira deve chegar até o final do ano

Aqueles que aguardavam pelo Moto X com acabamento em madeira vão ter que esperar um pouco mais, pois o item teve sua data de lançamento adiada.
Em mensagem publicada no Twitter, Sinead Carew, da Reuters, informou que este modelo de Moto X deve chegar às lojas apenas no final do ano – anteriormente, ele era aguardado para o período de Ação de Graças nos Estados Unidos, que acontece nesta semana.
Vale lembrar que o Moto X com acabamento em madeira estará disponível em quatro versões quando chegar às lojas: Teak, Ebony, Rosewood e Bamboo.

Fixya lista as maiores preocupações em relação a certos smartphones

Quem tem um celular inteligente sabe que algumas características podem ser incômodas, como a fragilidade da tela ou um processador que não é tão eficiente assim. Dessa maneira, todos os adeptos de smartphones têm algum motivo para reclamar dos próprios aparelhos — o que é algo muito natural. Pensando nisso, o pessoal do site Fixya — que trabalha com o suporte e venda de produtos eletrônicos — divulgou uma lista mostrando as maiores preocupações dos donos (ou futuros compradores) de alguns smartphones. Esta espécie de relatório trabalhou com quatro modelos lançados neste ano: iPhone 5S, Samsung Galaxy S4, Moto X e HTC One. Caso você esteja curioso, basta continuar lendo para saber o que foi constatado em cada aparelho. Contudo, é claro que esses resultados são bem relativos, já que a sua preocupação em relação a um aparelho vai depender da maneira como você o usa — ou seja, há grandes chances de que você discorde das informações apresentadas.
1. Samsung Galaxy S4 No caso do…

6 fatos desmistificados sobre o Android

Nos últimos anos o sistema Android saiu do anonimato para se transformar, de forma praticamente meteórica, no sistema operacional móvel mais utilizado em todo o planeta. Se no começo o sistema iOS e os iPhones eram unanimidade, agora é o robozinho da Google que domina o mercado, estando presente em mais de 80% de todos os smartphones do mundo.
O crescimento do Android foi rápido – assim como a adoção dos telefones inteligentes, que nem existiam 10 anos atrás – contudo, isso não significa que o caminho tenha sido fácil e sem percalços. Ele foi, na verdade, bem comprido, afinal de contas, ao longo do tempo, diversos boatos e “opiniões” padronizadas surgiram para denegrir a imagem do sistema operacional.
Não que alguns fatos não fossem verdade, porém é preciso destacar também toda a evolução que o Android apresentou nos últimos anos. De um sistema fragmentado de forma ruim e cheio de bugs, ele passou a se mostrar sólido e cada vez mais cheio de recursos. Confira, então, seis…

Android 4.4 KitKat: a versão mais evoluída e mais enxuta do Android

O Android parece ter amadurecido como sistema operacional. Com a proposta denominada “Project Butter”, da qual se originou o Jelly Bean (4.1), o SO ganhou maior confiabilidade em sua interface de usuário, ganhando o que a Google defende ser uma paridade com a concorrência — o iOS, bem entendido. Qual seria o próximo passo? Perder alguns “quilinhos” extras adquiridos durante o processo, a fim de conseguir uma melhor performance.
Há, é claro, um nome fantasia para identificar o novo foco das atenções da Google. Trata-se do “Project Svelte”, cujo resultado foi o alardeado Android 4.4 KitKat. “Quando eu comecei, nós brincávamos que a meta do Project Butter era deixar o sistema mais responsivo”, disse o engenheiro-chefe para o Android, Dave Burke, em entrevista ao site ReadWrite.
“Ocorre, entretanto, que a manteiga [butter] ocasiona o ganho de peso. Então eu bolei o Project Svelte [esbelto] para perder peso. Dessa forma, a minha contribuição para o Android foi, basicamente,…

Newkia anuncia seu CEO e inicia a produção de seu primeiro smartphone

Empresa resultante da venda da divisão de dispositivos da Nokia, a Newkia acaba de anunciar quem vai ser o primeiro CEO de sua história: Urpo Karajalainen. Além de já ter trabalhado na companhia finlandesa, o executivo desempenhou papel importante na BlackBerry na época em que a empresa ainda não passava por uma situação tão preocupante quanto a atual. Segundo um comunicado oficial divulgado pela nova companhia, Karajalainen é o “executivo mais bem-sucedido na Ásia nos últimos 15 anos”. Segundo o presidente da Newkia, Thomas Zilliacus, o executivo foi o responsável por tornar a Ásia o maior e mais lucrativo mercado no qual a Nokia atua. “Nenhum outro executivo possui os contatos, o apelo e a credibilidade entre as operadoras, distribuidoras e vendedores asiáticos”, explica. A criação da empresa é resultado do descontentamento de vários ex-funcionários da Nokia que desaprovaram tanto a adoção do sistema operacional Windows Phone quanto a venda da empresa para a Microsoft. …

Jolla é lançado sem botões físicos e suportando apps para Android, Smartphone roda uma versão própria do sistema MeeGo

No começo deste ano, o Tecmundo noticiou que ex-funcionários da Nokia criaram uma empresa chamada Jolla e que iriam lançar um smartphone com este mesmo nome. O maior diferencial é que estes profissionais investiram em uma versão do sistema operacional MeeGo, chamada de Sailfich OS e que tem o seu kernel baseado em Linux. Acontece que esse celular inteligente realmente foi criado e, nesta quarta-feira (27), foi lançado na Finlândia. As suas especificações técnicas não são surpreendentes, já que o aparelho conta com tela de 4,5 polegadas, resolução de 960x540, processador Snapdragon dual-core de 1,4 GHz, 1 GB de RAM e mais 16 reservados para o armazenamento interno.
Comandos somente por toques Contudo, o mais interessante é que o Sailfish permite que o smartphone seja criado sem a utilização de qualquer botão físico. Todos os comandos são feitos através de movimentos do dedo na tela sensível ao toque, como deslizar de cima para baixo para fechar apps ou abrir o menu passand…

Samsung abrirá estúdio de games em Manaus

Buscando aumentar ainda mais o seu alcance no mundo da tecnologia, a Samsung anunciou no dia de hoje, 27 de novembro, que abrirá um estúdio de games no Brasil, na cidade de Manaus. Os jogos criados por aqui deverão ser compatíveis com os aparelhos da empresa coreana. Em um anúncio feito para a imprensa nesta quarta-feira, Fiamma Zarife, vice-presidente da área de serviços e conteúdos da Samsung, anunciou a abertura do estúdio de games em Manaus, visando capacitar profissionais para a criação de títulos. Isso faria parte de um projeto maior, chamado Samsung Hub, que integra lojas virtuais de jogos, música, vídeo e e-learning, disponível, até o momento, para o Galaxy S4 e Galaxy Note 10.1.

LG anuncia TV OLED Gallery, que tem moldura de quadro e já está no Brasil

Seguindo a tendência de elevar o quesito design das televisões, a LG Electronics do Brasil apresentou, na tarde desta quarta-feira, seu segundo modelo OLED no Brasil, a TV OLED Gallery EA8800, que não é somente uma TV como também um item de decoração para a casa. Com design arrojado e “clássico”, o modelo possui visual inovador que alia tecnologia à arte. Isso porque o televisor apresenta uma excelente qualidade de imagem e, em modo stand-by, ativa o "Modo Gallery" – que deixa as imagens de pinturas clássicas, já armazenadas na TV, sendo exibidas em looping, transformando o produto em um verdadeiro quadro. É possível ainda trocar as imagens por qualquer outra e personalizar a galeria da maneira que o espectador preferir. A TV acaba se tornando, portanto, um belo objeto de decoração com a moldura. Outro diferencial da TV OLED Gallery da LG se concentra por trás da moldura em formato de quadro que envolve o aparelho. Nessa moldura, encontra-se o sistema de som, u…

Nova versão do Xbox Video é lançado oficialmente em versão

A Microsoft vinha prometendo há algum tempo um serviço em que venderia filmes e séries de TV, que chegariam através de um aplicativo para o Windows Phone e compatível com outros aparelhos da empresa. Parece que a MS resolveu adiantar o lançamento, já que a versão web do Xbox Video já está no ar.
O site, que você pode acessar clicando aqui, traz lançamentos do cinema e algumas séries de TV que podem ser adquiridas e transmitidas na tela do seu computador, Windows Phone (após o lançamento do aplicativo oficial) e Xbox One. O serviço é similar ao antigo Zune Video, que estava disponível nos Estados Unidos.

Ministério da Justiça pede explicação da Apple por cobrar dólares no iTunes

A Apple deverá fornecer explicações ao Ministério da Justiça sobre o funcionamento da iTunes Store no Brasil, especialmente sobre as cobranças feitas em dólar e não em real. A requisição com as informações foi feita através de uma notificação enviada pela Secretaria Nacional do Consumidor – e a Apple tem dez dias para apresentar os dados exigidos. O questionamento possui duas perguntas principais: por que a Apple mantém a cobrança em dólar na iTunes do Brasil e como a empresa adequou suas práticas comerciais ao decreto presidencial número 7.962, que incluiu regras mais rígidas no Código de Defesa ao Consumidor. De acordo com Amauri Oliva, diretor do Departamento de Defesa ao Consumidor (DPDC), o ministério tem feito um monitoramento eletrônico desde que o decreto entrou em vigor, em maio deste ano “A gente entendeu que deveria ouvir a Apple. Então notificamos a empresa para que nos diga como se adequou às regras do decreto”, explicou o diretor Oliva. Entre as novas regras…

Disco rígido é jogado fora com US$ 7,5 milhões em bitcoins

Perder dinheiro é algo que ninguém gosta. Agora, imagine como seria perder uma fortuna. Pois foi exatamente isso que aconteceu com o britânico James Howells, que trabalha como técnico em Tecnologia da Informação. E, para isso, o rapaz precisou de uma grande dose de descuido e muito pouco tempo pensando no que estava fazendo.
Tudo começou no ano de 2009. Antes do bitcoin se tornar relativamente popular, Howells começou a minerar e a juntar uma certa quantia de dinheiro. Acontece que a namorada do britânico se irritou com isso e o obrigou a parar — dando tempo para que ele juntasse apenas 7,5 mil unidades da moeda digital, o que não era algo tão significativo na época. Com a sua máquina de minerar encostada, Howells começou a ser um tanto quanto descuidado e derrubou suco de limão em cima dela. Por conta disso, o rapaz decidiu vender o aparelho quebrado por um preço baixo e jogar o HD que antigamente era utilizado no lixo. No entanto, ele deveria ter pensado bem neste assu…

AmigoSecreto.com.br ganha visual reformulado para as festividades de 2013

Dedicado a facilitar a organização de uma das brincadeiras mais tradicionais que fazem parte das festividades de fim de ano, o site AmigoSecreto.com.br está de cara nova. No ar desde 2002, o serviço gratuito organiza grupos, envia convites para pessoas participarem e define detalhes como o preço-limite dos presentes, o horário e a data do sorteio, tudo de maneira totalmente automática.
Além disso, os usuários registrados na página podem criar listas de desejo que tornam mais fácil saber o que dar para as outras pessoas que participam da brincadeira. Para completar, é possível enviar mensagens anônimas para os membros do mesmo grupo como forma de atiçar a curiosidade de cada um deles.

Windows 8: notebooks com telas de toque vendem menos do que o esperado

Uma das grandes apostas da Microsoft com o lançamento do Windows 8 foi o uso das telas de toque nos próprios PCs. Entretanto, não é necessário lembrar que os computadores que possuem tal funcionalidade não se tornaram tão populares quanto o o esperado. Segundo o relatório da NPD DisplaySearch, os notebooks com tela sensível ao toque representam somente 11% de todos notebooks que serão comercializados no mercado até o fim do ano – valor inferior ao cogitado pela Microsoft. Vale ressaltar que o próprio Windows 8 foi desenhado e planejado para ser melhor utilizado por toque – e é por isso que os baixos números preocupam. Apesar disso, a NPD DisplaySearch diz que nos próximos anos esse quadro deverá ser revertido, já que não há motivos para as pessoas não comprarem notebooks com telas sensíveis ao toque se eles possuem mais funcionalidades do que os PCs comuns. "Preços mais interessantes e a falta de funcionalidades convincentes para as telas sensíveis ao toque continuam …

PayPal agora aceita vale-presentes para compras online

Receber um gift card (também conhecido como vale-presente) pode não ser tão incrível quanto ganhar um presente bem escolhido, porém você pelo menos poderá selecionar o seu próprio presente depois. Pensando no Natal, que em poucas semanas chegará, o PayPal atualizou seus termos e agora aceitará que cartões pré-pagos de vale-presente possam ser utilizados no site.
Isso quer dizer que, se você receber um cartão pré-pago de vale-presente, poderá utilizá-lo para fazer compras online em sites que utilizam o sistema do PayPal, como se fosse um cartão normal de débito ou de crédito. O suporte abrange os principais tipos de cartão (Visa, Master, entre outros) e já está disponível desde hoje.

Projeto de jogo 3D com Oculus Rift pretende tratar estrabismo e ambliopia

Um estúdio nos Estados Unidos está arrecadando fundos no site Indie GoGo para produzir um jogo chamado Diplopia capaz de ajudar pessoas com problemas visuais, especificamente estrabismo e ambliopia, com a ajuda de um acessório que pode criar uma realidade virtual. Com o auxílio do Oculus Rift, imagens distorcidas são enviadas separadamente para cada um dos olhos.
O estrabismo é caracterizado pela perda do paralelismo entre os olhos, tanto de modo vertical, convergente ou divergente. Já a ambliopia é definida pela disfunção de visão em um dos olhos em diferentes graus, sem que o próprio olho mostre qualquer tipo de dano físico. Segundo o criador do jogo, James Blaha, ao jogar uma ou duas horas durante pelo menos três dias por semana o grau dos problemas visuais já pode ser amenizado. Clique em mais informações e veja o vídeo.

Microsoft pretende se defender contra a NSA com criptografia melhor

Ao longo deste ano, o governo dos Estados Unidos tem sido alvo de diversas críticas no mundo todo por conta das suas atividades de espionagem através da internet. Para piorar a situação, em outubro veio à tona a informação de que a NSA — Agência Nacional de Segurança dos EUA — rompeu a segurança de grandes empresas de tecnologia para obter dados sigilosos.
Uma dessas companhias é a Microsoft — e é claro que ela não ficou feliz com essa espécie de intromissão dentro dos seus negócios. Afinal de contas, de acordo com os vazamentos citados pela imprensa internacional, o Departamento de Defesa acessou o banco de dados do Hotmail e do Windows Live Messenger para encontrar informações variadas sobre usuários. Por conta disso, a Microsoft está estudando uma nova maneira de fortalecer a criptografia dos seus dados, impedindo que os ataques de espionagem feitos pela NSA ocorram novamente. Em depoimento para o Washington Post, um membro do conselho geral da empresa chamado Brad S…

Google terá que pagar US$ 50 mil em indenizações para usuária do Orkut

A Google terá que pagar US$ 50 mil em indenização a uma mulher que foi demitida após ter imagens intimadas divulgadas através da rede social Orkut. A determinação é do Superior Tribunal de Justiça, que curiosamente criticou o fato de que, nesse caso, o punido deva ser a empresa responsável pelo site e não o responsável pela divulgação do material privado.
“As vítimas muitas vezes relevam a conduta do autor direto do dano e se voltam exclusivamente contra o provedor, não propriamente por imputar-lhe a culpa pelo ocorrido, mas por mera conveniência, diante da facilidade de localizar a empresa e da certeza de indenização”, afirmou a relatora do caso.