Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 22, 2013

Brecha de segurança da Apple permite que qualquer um altere sua senha

Foi descoberta uma brecha na segurança do sistema de contas da Apple que permite a qualquer pessoa alterar senhas de usuários informando apenas o endereço de e-mail e a data de nascimento. A falha ocorreu depois que a empresa adotou, na última quinta-feira (21), um sistema de verificação de contas em dois passos, que visava ampliar a segurança de acesso dos clientes. O site The Verge confirmou a falha através de testes e não publicou o passo a passo por medidas de segurança. Uma página de FAQ foi criada pela Apple para sanar as dúvidas dos usuários. A empresa, inclusive, já está trabalhando para remover esse erro e tirou a ferramenta de mudança de senhas do ar. De qualquer maneira, aconselha-se a todos os usuários que tenham um AppleID nas lojas dos Estados Unidos, Reino Unido, Australia, Irlanda, Nova Zelândia a adotarem o novo sistema de verificação em dois passos o mais rápido possível. O serviço ainda não está disponível para clientes de outros países, portanto, resta a…

Google lança nova ferramenta para por escritas em vídeo por meio da voz

O Google lançou uma nova ferramenta que reconhece voz e insere textos em filmes por meio do navegador Chrome. A propaganda da empresa foi divulgada por um vídeo que faz uma brincadeira com filmes mudos. Nela, uma garota fala o texto em voz alta e esse é adicionado à produção. O API foi desenvolvido para funcionar na Peanut Gallery, que permite escolher um filme mudo e testar o recurso de reconhecimento de voz. O site está em português e reconhece o idioma. A empresa achou boa a ideia de colocar os usuários para fazer as legendas de seus próprios filmes mudos. A página é uma forma de mostrar como a tecnologia de reconhecimento de voz funciona para formalizar textos. O Google espera que desenvolvedores encontrem novas utilidades para essa ferramenta desenvolvida para o Chrome. Afinal, uma inovação dessas pode ser um recurso em direção a uma web que funcione mais por meio do microfone e menos por cliques no mouse ou toques na touchscreen.

Revolucionário, primeiro Pentium faz 20 anos

O Pentium completa 20 anos nesta sexta (22/3) e é hora de dar os  parabéns a um dos chips mais importantes da história. Há duas décadas, a Intel lançava o Pentium 60, substituto dos 486, e acabou revolucionando a computação. Construídos em processo de manufatura de 800 nanômetros (a empresa fabrica processadores em 22 nanômetros ainda hoje), eles contavam com 3.1 milhões de transistores e com tecnologias que mudaram paradigmas da indústria de semicondutores. Os Pentium eram mais rápidos que seus antecessores, mesmo tendo menos clock. Um 486 de 100 MHz era quase tão veloz quanto um Pentium, de 60 MHz. Isso acontecia porque o chip introduziu uma tecnologia inovadora para a época: a capacidade de completar mais do que uma instrução por clock. A técnica se chamava Superescalar e, na época, causou o mesmo impacto que o primeiro processador de desktop com dois núcleos causou há menos de 10 anos. Nas gerações seguintes, surgiram as tecnologias MMX, desenvolvidas para acelerar o…

Rapaz faz pegadinha com policiais, é preso e publica imagens no YouTube

O jovem Charles Ross, de 18 anos, foi preso nos Estados Unidos após fazer uma pegadinha com dois policiais. Enquanto deixava a câmera filmando, ele correu na direção de uma mesa em que eles estavam sentados e saltou por cima dela, dando um susto na dupla. No entanto, a brincadeira não foi nem um pouco engraçada para os agentes, que o algemaram. Ross tem um canal bastante conhecido no YouTube, o RossCreations, e já chegou a ser preso em outras ocasiões por causa de suas piadas, como uma em que agarrava pessoas desconhecidas no meio da rua. Neste caso, no entanto, tudo foi gravado: desde a pegadinha até a dupla de policiais ameaçando-o, correndo atrás dele e colocando as algemas em suas mãos. Diga-nos que você nos conhece, porque se não conhecer e fizer isso de novo, vamos ser forçados a fazer alguma coisa. Vamos ter que prender você”, diz um dos policiais, que depois indaga: “Você está filmando isso? Se estiver filmando, vou acabar com o seu dia e vou apagar isso” O vídeo,…

Apple lança atualização de segurança para combater o trojan Yontoo

O malware Yontoo, que vem dando o que falar nos últimos dias depois contaminar usuários do sistema operacional Mac OS, parece estar com os dias contados. A empresa norte-americana lançou, nesta sexta-feira (22), uma atualização de segurança que promete combater os arquivos maliciosos. O Yontoo pode ser facilmente removido manualmente do diretório de plugins do sistema, mas mesmo assim a companhia optou por lançar uma atualização para o seu sistema de proteção, o XProtect, que vai identificar automaticamente o vírus antes do usuário instalá-lo. Ele roda automaticamente no background, de maneira que sequer seja necessário fazer verificações. O trojan foi descoberto pela companhia de segurança Dr. Web e se disfarça de reprodutor de mídia ou plugin para enganar os usuários. As pessoas acabam instalando-o e não percebem que, na verdade, o que foi colocado no seu computador é um rastreador de navegação que publica vários anúncios falsos e maliciosos em sites da web, incentivando …

Mozilla muda política de privacidade por motivo inusitado

Nesta sexta-feira (22), a Mozilla anunciou uma mudança em sua política de privacidade. Porém, com uma curiosidade: ela alterou um trecho sobre coleta de dados que dizia que a empresa armazenava algumas informações dos usuários que, na verdade, não ficam com ela. A nota, publicada no site oficial da companhia, foi assinada pelo engenheiro Ben Adida, que destacou que as regras do Mozilla Persona, que é uma espécie de ferramenta de login da empresa, estão melhores para os usuários. De acordo com ele, a empresa “simplesmente se tocou de que afirmava reter dados que, de fato, não retinha”. A mudança foi apenas para esclarecer este fato. Segundo o site The Next Web, este comunicado e a atualização da política comprovam que “a Mozilla é uma companhia confiável”. Adida frisou ainda que a empresa não pega informações previamente para ferramentas futuras e destacou que todos os códigos utilizados em seus serviços são totalmente públicos, abertos para quem quiser verificar. Entre as…

Supostas imagens do Windows Blue caem na web e mostram prévia de apps

Caíram na rede alguns vídeos que supostamente revelam algumas novidades da próxima atualização do sistema operacional da Microsoft, o Windows Blue. O site MSFTKitchen afirma ter conseguido acesso a gravações de apresentações de recursos e está divulgando as imagens na web. Segundo a página, os vídeos foram obtidos durante o evento TechFest, da Microsoft, realizado há algumas semanas. Em um dos filmes, o diretor de estratégias técnicas da empresa, Eric Rudder, dá algumas informações sobre como a companhia vai investir em aumentar a qualidade dos recursos usando o touchscreen em suas próximas versões do sistema. “Estamos muito animados para trabalhar, agora que a próxima versão do Windows está saindo, para garantir que vamos levar o touch para uma forma ainda melhor”, disse ele. No vídeo, há uma demonstração do novo Windows Fresh Paint, que seria uma espécie de atualização do antigo PaintBrush, mas agora com comandos de toque na tela para aplicar efeitos. Em outra gravação, a…

3G da Nextel cresce mais que Oi e TIM, mostra balanço da Anatel

A Nextel parecia já não ter mais o mesmo impacto entre os usuários brasileiros, mas a começou a "roubar" mercado das concorrentes. Depois de lançar o 3G no final do ano passado, a empresa cresceu mais que Oi e Tim no volume de terminais de dados. Errata: anteriormente a matéria retratava uma realidade distorcida do mercado, representando o volume de dados como sendo o volume total de usuários. Em contato com a Nextel, o assunto foi esclarecido. Segundo o balanço de terminais de dados divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta sexta-feira (22), a Nextel cresceu de 2 mil para cerca de 10 mil usuários, de janeiro a fevereiro de 2013. Oi e TIM, por outro lado, perderam 3 mil clientes cada, caindo para 752 mil e 784 mil, respectivamente.As líderes, no entanto, continuam sendo Vivo e Claro, com 3,215 milhões e 2 milhões, respectivamente. De acordo com a pesquisa, no marketshare do mercado, Claro é dona de uma fatia de 38,5%, enquanto Vivo se mant…

AMD lança placa gráfica silenciosa e barata para jogos em 1080p

AMD lançou oficialmente, nesta sexta-feira (22), sua mais nova placa gráfica, a Radeon HD 7790, com foco em gamers que exigem o máximo de qualidade visual dos seus jogos favoritos no computador. Poderosa, silenciosa e sem grande aquecimento, o hardware chega ao mercado por apenas US$ 149 (cerca de R$ 300). As vendas começam, nos Estados Unidos, no dia 2 de abril.  A nova Radeon tem até 50% mais eficiência do que a sua antecessora, a 7770, e 30% menos do que a 7850. Ela funciona com 85 W, memória de 1 GB GDDR 5 e com 128-bit de tempo de acesso à memória. Segundo a AMD, a HD 7790 é mais poderosa do que sua rival direta, a GTX 650 Ti, da Nvidia, com uma vantagem de 20% nas taxas de quadros (frame rates) em uma resolução 1080p. Sem configurações superpotentes, porém, bem adequada ao mercado atual, esta placa é vista por especialistas como uma oportunidade da companhia conquistar boa parte do público que é exigente, mas não gasta muito. Para angariar essa fatia do mercado, o …

Como apagar histórico e ocultar conversas no Skype

Em mensageiros instantâneos, nem sempre é uma boa ideia deixar as conversas armazenadas. Às vezes, é um assunto muito particular e o melhor a se fazer é limpar ou ocultar o histórico. Neste tutorial, você vai aprender como aumentar a sua privacidade no Skype. Faça o download da versão mais atualizada do Skype Passo 1 - Conecte-se ao Skype. Passo 2 - Clique em “Skype”, na barra de menus, e depois em “Privacidade”. Passo 3. Deixe a opção “somente pessoas entre os meus contatos” marcada e escolha o período do histórico que deseja limpar: 2 semanas, 1 mês ou continuamente. Finalize clicando em “Limpar histórico”. Passo 4. Se você não quiser limpar o histórico, há a possibilidade de ocultar as conversas recentes, pois não é possível excluir conversas individuais nem somente algumas partes do seu histórico. Basta clicar em “Recentes”, na barra lateral, e depois no nome da pessoa. Passo 5. Clique no menu “Conversa” e depois em “Ocultar conversa”. Passo 6. Para voltar a mostrar a con…

‘Vending Machine’ poderá criar e vender de tudo, com impressora 3D

Um novo modelo de “Vending Machine”, aquelas máquinas de venda que normalmente oferecem refrigerantes, biscoitos ou até livros, promete dar o que falar. Atualmente, ela está imprimindo apenas utilizando bioplástico, porém em breve vai ter a atividade expandida também para nylon, madeira e até metal.  O funcionamento da nova máquina é mais simples do que parece. Basta você encontrar um modelo 3D de alguma coisa que você queira, enviar as informações para a Dreambox e ela vai imprimi-lo para você em alguns minutos. Como impressoras 3D ainda são produtos bem caros e de difícil acesso para o público em geral, uma ferramenta como a Dreambox, caso disponibilizada em locais de comum utilização pela população, pode ser bastante útil para os mais diversos fins. Desde algum tipo de trabalho até entretenimento e bem estar pessoal. Atualmente, já existem roupas, calçados e até há projetos de prédios e carros que têm a tecnologia de impressão 3D como base. Ou seja, ao que tudo indica,…

Apple atualiza seu criticado app Podcasts com novas funções

O criticado aplicativo de podcasts da Apple, enfim, recebeu sua primeira grande atualização desde o lançamento. O software para iOS recebeu agora uma série de novas possibilidades, como a criação de estações que podem ser sincronizadas com o iCloud para serem atualizadas automaticamente com novos episódios publicados. O novo Podcasts ainda oferece ao usuário a opção de criar listas de reprodução “on the go”, com episódios de podcasts, assim como há no iTunes. A sincronização das informações com todos os seus iDevices também se destacam positivamente, já que agora suas listas de reprodução de podcasts do iTunes também serão exibidas no aplicativo. O app também ganhou um novo visual. A janela de reprodução está mais estilizada, com a cara do iOS, com ícones mais sutis e lembrando até o reprodutor de músicas do sistema operacional da Apple. Algumas melhorias de performance e correções de bugs também foram adicionadas com esta nova versão do software. O Podcasts da Apple estava…

Apple cria dupla autenticação para reforçar a segurança de usuários

Clique sobre as imagens para vê-las mairoes,
Procurando mostrar melhorias em seus protocolos de segurança com senhas de usuários, a Apple introduziu, na última quinta-feira (21), a autenticação de duas etapas para contas Apple ID e do iCloud. A medida acontece dentro das políticas adotadas depois que brechas de segurança na troca de senhas foram exploradas em 2012. A dupla autenticação, também chamada de autenticação por dois fatores, adiciona uma camada a mais de segurança nos acessos. O usuário é obrigado a entrar com um código gerado automaticamente e enviado para outro dispositivo. Esse sistema já é utilizado, há algum tempo, por exemplo, para confirmar acesso às contas Google.  O método desenvolvido pela Apple envolve a validação de identidade por meio de um celular. Assim, antes de toda compra no iTunes ou App Store, mudança de dados ou reinicialização de senha, um código será enviado via SMS ou notificação do “Encontre meu iPhone” para os dispositivos previamente cadastr…

Conheça a história da GDC e saiba tudo sobre a origem do evento

A Game Developers Conference (GDC) teve sua origem em uma reunião informal entre 25 desenvolvedores há 26 anos e atualmente é considerado o maior evento do mundo voltado para a área de desenvolvimento de jogos. Capaz de reunir mais de 22.500 membros da indústria durante uma semana, a GDC traz muitas expectativas para sua próxima edição, que será realizada entre os dias 25 e 29 de março, em San Francisco, Califórnia. nicialmente voltada somente para jogos de computador, o evento cresceu e atualmente engloba todos os tipos de games eletrônicos. Desta forma, a GDC apresenta as mais importantes plataformas, serviços e ferramentas para desenvolvedores, ajudando a impulsionar a indústria internacional de jogos. Prova da relevância da conferência é que ela foi eleita o evento mais importante de 2009, segundo pesquisa feita pelo site GamesIndustry, batendo a famosa E3. Existe ainda um conselho que define as atividades do evento. O grupo  é formado por profissionais da indústria de…

Patente da Sony pode permitir integração de troféus a jogos de PSone e PS2

Uma nova patente da Sony pode permitir que os jogos das linhas PSone e PS2 Classics, para o PlayStation 3, passem a oferecer troféus. Os títulos não apresentam o recurso pois são emulados diretamente dos originais. Porém, uma tecnologia patenteada seria capaz de modificar os jogos para ativar troféus após ações específicas. A patente, descoberta nos fóruns do site NeoGAF, é descrita como “um método e um dispositivo para adicionar suporte a troféus em jogos que não os têm, sem modificar os jogos originais. O método e o dispositivo são usados para detectar acessos particulares ao disco, e usar este acesso detectado como potenciais gatilhos para troféus nos jogos, e reconhecer os gatilhos enquanto o game é jogado.”  “Os troféus serão premiados baseados nos gatilhos, e os troféus recebidos serão armazenados.” Isto significa, na prática, que os jogos que não possuem troféus podem receber um patch com esta tecnologia sem alterar o seu código original. Assim, ações predeterminada…

Chameleon, tema radical para Android, chega aos smartphones

O Chameleon, novo tema para Android, finalmente está disponível no Google Play. Após fazer muito sucesso no site de crowdfunding "Kickstarter", o app, que altera completamente o visual do sistema operacional do Google, pode ser baixado por usuários brasileiros a R$ 8,32. O grande atrativo do Chameleon é a aplicação de um visual moderno ao seu Android, que fica totalmente diferente com a instalação do tema. O seu nome, camaleão em português, já diz uma característica bem interessante: as cores e esquemas de layout mudam de acordo com o passar do tempo no dia. Segundo a descrição do app na loja virtual do Google, “os widgets do Android não são feitos da mesma forma” e, por isso, o Chameleon é diferente. O tema, além de mudar as configurações visuais da sua tela, também oferece widgets customizados para vários aplicativos, como Facebook, Google+, Instagram e Twitter. O launcher oferece ainda widget de leitura de notícias, flow de informações em tempo real e criação …

Novo iPhone pode ter mecanismo que evita grandes danos em quedas

A Apple registrou uma nova patente que pretende, de uma forma inusitada, reduzir os danos nos iPhone causados por quedas. Para não perder o elegante, porém frágil, design das carcaças de vidro e alumínio, a companhia norte-americana quer que o smartphone se mova no ar para que caia de forma mais delicada. A ideia baseia-se em um sensor que consegue detectar se o dispositivo está em queda livre, usando uma combinação de giroscópio e acelerômetro. Além disso, o iPhone conseguiria calcular a sua posição em relação ao solo. Com isso, o mecanismo de contrapeso sugerido pela patente consegue reposicionar o celular para que ele caia de forma mais “suave”, afetando partes menos vitais do dispositivo com o impacto. Apesar da patente mencionar, especificamente, a aplicação da tecnologia em iPhones, essa novidade poderia também ser colocada em qualquer dispositivo suscetível à quedas, como iPads e iPods. No entanto, devido à complexidade do projeto, é pouco provável que algum disposit…

Como compartilhar fotos no 'Modo Balada' no Google+

Clique nas imagens para vê-las maiores. O "Modo Balada" é um sistema de compartilhamento de fotos de um evento no Google+, que funciona muito bem para quem gosta de interatividade. Por meio dele, todas as pessoas que se inscrevem e confirmam presença em um determinado evento podem compartilhar e ter acesso a fotos publicadas no servidor, tudo instantaneamente.  Por exemplo: você está em uma reunião de amigos do colégio. Todos confirmam suas presenças no Google+. Na hora do evento, o Modo Balada é ativado e, com isso, estes usuários, assim que fotografarem alguma coisa, automaticamente enviarão as imagens para a página do evento. E o Tecnologia incrivel ensina, neste tutorial, como ativar este modo. Passo 1 – Na tela principal do Google+ para seu celular, abra o menu do lado esquerdo e clique na aba “Eventos”. Passo 2 – Toque no ícone que tem um símbolo de “+” na parte superior direita para que seja criado um novo evento. Passo 3 – Insira todas as informações do even…

Cinemagraph e outros apps chegam à linha Lumia com WP 7.8

Os usuários da primeira linha Lumia, com os modelos 900, 800, 710, 610 e 510, agora poderão usar mais efeitos em suas fotos graças às novas opções de apps de fotografia lançadas nesta quinta-feira (21). A Nokia anunciou em seu blog oficial a chegada do Camera Extras e do Cinemagraph, finalmente disponíveis para o Windows Phone 7.8. O Cinemagraph adiciona algumas “mágicas” às fotos, fornecendo uma ferramenta para animar algumas partes das imagens. Além disso ele permite o compartilhamento das criações do aplicativo nas redes sociais e a utilização de certos filtros nas fotografias. O Camera Extras, por sua vez, oferece opções diferentes de fazer a foto, como o Smart Shoot, para fotos inteligentes, Panorama, com imagens em 360 graus, e até um timer para você tirar fotografias suas. Nesta versão mais recente ele tem até disparo contínuo de imagens. O novo Camera Extras está disponível para todos. O Cinemagraph está disponível para Nokia Lumia 900, 800 e 710, e vai chegar ao 610 e…

Galaxy Note 3 será lançado em setembro durante a IFA 2013, garante site

Assim como seus antecessores, o Galaxy Note 3 deverá ser apresentado na feira de tecnologia IFA 2013, que acontece em Berlim no mês de setembro. A informação partiu de informantes do site SamMobile, de dentro dentro da própria Samsung. A grande dúvida a respeito do aparelho ainda é o tamanho da sua tela, que poderá ter 5,9 ou 6,3 polegadas. Os rumores mais recentes a respeito do aparelho da Samsung indica que ele  terá uma tela IGZO LCD Full HD, tecnologia desenvolvida pela Sharp e recém-adquirida pela fabricante sul-coreana. O painel IGZO oferece maior economia de energia em comparação com o Super AMOLED do Galaxy S4 ou a Retina do iPhone. Além disso, o novo display possui melhores níveis de brilho e resolução, e possibilita uma melhor experiência de uso da caneta S-Pen. O Note 3, pelo que se espera, também fará uso do novo processador Exynos 5 octa-core, já presente no Galaxy S4. Um dos maiores motivos para se crer que o novo smartphone realmente será apresentado em setem…

Especialistas em segurança alertam para golpe após fim do MSN Messenger

A empresa Kaspersky, especializada em segurança online, alerta: o fim do MSN Messenger já está despertando nos hackers novas ideias de golpes que podem enganar usuários e contaminar seus computadores. O estudo realizado pelos pesquisadores da companhia comprovou que já existem sites maliciosos que se aproveitam do nome do mensageiro instantâneo para ludibriarem internautas pela web.  Como exemplo, a firma destaca a busca pelos termos MSN Messenger no Google, que é o buscador mais utilizado. O primeiro resultado em português, que aparece como um anúncio relacionado ao software, já é de um site malicioso, criado para fazer a distribuição de um Trojan bancário, disfarçado como instalador do Messenger. “Monitoramos links maliciosos em tempo real, através da nossa proteção em nuvem KSN. Com ela, descobrimos domínios .br hospedando malware e usando nomes que sugeriam ser do programa MSN. Iniciamos uma investigação para determinar a origem dos domínios e vimos que os mesmos fora…

Conceito de suposto iPhone de baixo custo é criado

Baseado nos rumores de que o suposto iPhone "mais barato" pode chegar ao mercado com cores diferentes, o designer Martin Hajek criou um conceito do produto, que teria um preço mais baixo que o comum. O artista ainda mostrou também como seria o iPhone 5S - nome dado, até o momento, ao próximo lançamento da Apple -, "mostrando" os dois modelos ao lado do iPhone 5. O projeto foi encomendado pelo site holandês iPhoneclub, e leva em conta as informações de que o iPhone mini deve ser produzido com materiais mais simples e baratos. Além disso, o aparelho mostra um design bem parecido com o do iPod touch. O curioso é que o conceito do designer mostra um smartphone da Apple "baratinho" com as mesmas 4 polegadas do iPhone 5, enquanto o modelo 5S teria 4,5 polegadas.  “Adicionar cores e materiais mais baratos mostra que o novo iPhone poderia ser uma mistura entre a versão atual do iPod Touch e o iPhone 5″, explica o designer. O conceito criado por Hajek, n…

Conheça ideias de ‘dock stations’ caseiros para o seu smartphone

Os usuários que querem ter um dock station para turbinar seus smartphones e não querem gastar R$ 500 ou R$ 700 acabam tendo que arrumar suas próprias soluções. O site MacGyverisms exibiu algumas alternativas de docks para estas pessoas, que podem deixar seus celulares mais interessantes de uma forma bem barata, criativa e sustentável. A primeira que o site dá é bastante simples e ainda te ajuda a reciclar uma daquelas revistas velhas que você pode estar pensando em jogar fora. Basta enrolar a revista, pegar um estilete, cortar o meio dela no formato de um retângulo e encaixar seu smartphone ali. O dock fica colorido, chamativo e ainda aumenta o som do seu celular quando alguma música estiver tocando. O segundo dock mostrado pelo MacGyverisms também pode ser feito com poucos materiais encontrados dentro de casa - ou na mesa de um bar. O dock pode ser montado com um rolo de papel cartão, o mesmo que é usado em papel toalha, e dois copos descartáveis recortados e encaixados na…

Neon Eletro oferece Galaxy S3 por R$ 1 mil e enfrenta reclamações de clientes

A loja virtual Neon Eletro está enfrentando severas críticas de consumidores de diversos Estados no Brasil. Oferecendo produtos com tecnologia de ponta pela metade do preço original, como o smartphone Galaxy S3 e o iPhone 5, a empresa acumula queixas no Reclame Aqui e no Procon, acusada de não entregar os produtos no prazo prometido: 60 dias úteis. O caso seria mais um dentre os milhares de sites duvidosos na Internet se não fosse por um detalhe: a loja anuncia em programas de TV, como Ratinho e Eliana, ambos no SBT, e também tem links de publicidade em outros portais da Internet. Segundo as regras do site, a compra normalmente é marcada para entrega em 60 dias úteis, justificando o prazo grande pelo preço baixo. No entanto, muitos consumidores sofreram atrasos na compra e alguns ainda não receberam os produtos, se sentindo lesados pela empresa responsável pela transação. O volume é tão grande que existe até uma fanpage no Facebook, com mais de dois mil participantes reclam…

Robô ajuda menino de três anos a lidar com o autismo

Um menino autista de três anos de idade está conseguindo apresentar uma evolução em seu quadro graças à ajuda de um robô. A relação entre o jovem Aiden e o boneco Nao se tornou um exemplo na luta contra o autismo. Produzido pelos especialistas da Vanderbilt University, o humanoide fala, se mexe e interage baseando-se em uma série de sensores. Uma equipe de engenheiros mecânicos e especialistas em autismo desenvolveu o sistema que acabou se tornando uma ferramenta poderosa para o auxílio no aprendizado de interações sociais para crianças com a disfunção. O experimento com Aiden revelou que ele prestou mais atenção em seu amigo robótico do que em uma terapeuta humano. “Este é o primeiro teste com um sistema inteligente que se adapta para fazer alguma diferença em relação ao transtorno”, avalia Zachary Warren, diretor do tratamento de autismo na Vanderbilt. Além do robô, os pesquisadores criaram um “ambiente inteligente” para as interações entre o menino e o Nao. A sala era e…

Maior TV do mundo é da Microsoft: empresa exibe seu gigante modelo 4K

Enquanto todos estão aguardando uma TV da Apple, quem surpreende o mercado de televisores é a Microsoft. A companhia apresentou um modelo widescreen de resolução Ultra HD (4K) com 120 polegadas em seu centro de inovações, localizado na sede da companhia, na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. O aparelho, que provavelmente tomará o lugar da unidade de 85 polegadas da Samsung como a “maior televisão de resolução Ultra HD do mundo”, está sendo utilizado na Microsoft para uma demonstração de uma nova experiência do Kinect. A tela, absolutamente incrível segundo relato do site Pocket Lint, não apresenta nenhuma pixelização e que, para a empresa, estará popular no mercado em cinco a dez anos.  A demonstração mostrou como a TV pode ser conectada à diferentes tecnologias em um lar no futuro, incluindo pequenos quadros de imagens que podem extender a imagem e luzes para criar uma experiência imersiva na sua sala. Até o momento, já há uma boa quantidade de empresas fazendo TVs co…

Antes top, Orkut vê audiência desabar a 3% entre redes sociais; Face lidera

O Orkut, antes reconhecido por ser a rede social mais utilizada no Brasil, perdeu de vez espaço para o Facebook, de Mark Zuckerberg. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (21) pela Serasa Experian, somente em fevereiro deste ano, a página sofreu uma drástica queda em seus números de audiência, ocupando apenas o terceiro lugar do ranking das redes mais acessadas pelos brasileiros, com 3,01% de participação de mercado, contra 18,47% do YouTube e 65,03% do Facebook. Segundo o estudo, o Orkut perdeu 25,16% de participação, caindo de 28,17%, em fevereiro de 2012, para apenas 3,01%, no mesmo mês de 2013. Atrás da rede estão a Ask.fm, com 2,52%, e o Twitter, com 1,91%. O Google+, o mais novo serviço social do Google, ocupa a 9ª posição, com 0,85% de participação no mercado brasileiro. Em contrpartida, a rede de Zuckerberg obteve um ganho de 0,52% em relação a janeiro de 2013 e cresceu 27,47% em relação ao mesmo mês de 2012, quando era responsável por 37,56% das visi…

Google Art Project passa a exibir trabalhos da São Paulo Street Art

O Google anunciou, nesta quinta-feira (21), a inclusão da Galeria São Paulo Street Art ao Google Art Project. Com a novidade, a gigante das buscas disponibilizará, para todo o mundo, mais de 100 trabalhos de arte espalhados pelas ruas e prédios de uma das mais importantes cidades do país. Incluindo obras de artistas como Space Invader, Kobra, Daniel Melim e Mulheres Barbadas, a Galeria São Paulo Street Art se juntará à Pinacoteca de São Paulo e ao MAM que já fazem parte do acervo online do Google Art Project no Brasil. De acordo com a empresa, também serão incluídas, ao projeto, murais de artistas consagrados como Claudio Tozzi, Tomie Ohtake e Di Cavalcanti. Para promover a inclusão da Galeria São Paulo Street Art, o Google realizará um Hangout na próxima sexta-feira (22), às 17h, quando a empresa dará mais detalhes sobre o processo de escolha das obras e contará com a participação de artistas e especialistas em arte de São Paulo. Para acompanhar o bate-papo, o usuário deve…

Conheça o Imgembed, site para fotógrafos preservarem direitos autorais

Um novo site chamado Imgembed promete facilitar a vida de ilustradores e fotógrafos. Lançado durante o festival de cinema e música South by Southwest em Austin, Texas, ele hospeda imagens e oferece um inovador recurso para codificar os arquivos, além de permitir rastrear as visualizações e os downloads realizados.  Facilitar a vida daqueles que desejam comprar fotos online e dos que querem disponibilizar suas fotos para a venda não é uma novidade. Outros sites como o Stipple e o Picuous surgiram com o mesmo objetivo, permitindo, assim com o Imgembed, a importação e o download de imagens, adição de marcas d'água e permissões para o uso das fotos. No entanto, a inovação desta nova página fundamenta-se na sua engenharia de distribuição de imagens utilizando conceito semelhante ao do YouTube. Aqueles que desejam utilizar as fotos que estão no site poderão selecionar a opção “embed”, transformando a foto em um código que pode ser transcrito em outras páginas. O processo vi…

Novo programa remove pessoas e objetos em vídeos de alta resolução

Pesquisadores do Max Planck Institute for Informatics (MPII), em Saarbrücken, Alemanha, desenvolveram um editor de imagens que tem uma ferramenta incrível: apaga totalmente pessoas ou objetos em vídeos de alta definição. Programas com recurso parecido já haviam sido criados anteriormente, mas nenhum conseguia editar vídeos em Full HD de maneira tão eficaz. As alterações dos softwares existentes deixavam borrões ou distorções nos vídeos que acabavam chamando mais atenção do que quando estavam na imagem original. O novo aplicativo trabalha fazendo uma análise de cada frame do vídeo, para em seguida calcular que pixels deverão substituir a área que foi marcada para ser removida. Desta maneira o software funciona melhor se o vídeo for gravado em uma posição estática, podendo compensar múltiplos elementos que estejam de passagem nas cenas filmadas, como se elas nunca tivessem sido registradas. O novo software tem um enorme potencial na indústria de efeitos visuais, não só pela…