Pular para o conteúdo principal

Ary Barroso ganha homenagem em Doodle do Google no 110º aniversário

Google fez homenagem a Ary Barroso no Doodle (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Ary Barroso, um dos maiores compositores da música popular brasileira, que festejaria seu 110º aniversário nesta quinta-feira (6), é o homenageado pelo Doodle do Google de hoje. A  ilustração de um pianista e um casal dançando samba formam a palavra Google. A biografia de Ary Barroso é repleta de grandes sucessos da música nacional, como: 'Aquarela do Brasil', 'É Pra Frente Que Se Anda', 'Rio de Janeiro', 'Inquietação', 'Terra Seca', 'Na Baixa do Sapateiro' e 'Brazil'.
Nascido em 6 de novembro de 1903, Ary foi o maior nome do gênero samba-exaltação e principal compositor da chamada Era do Rádio no Brasil. É o responsável por muitos clássicos da música nacional como 'Rancho Fundo' (parceria com Lamartine Babo), 'Camisa Amarela' e 'Aquarela do Brasil', praticamente um hino alternativo para o país e para a MPB.

Ainda criança, Ary Barroso ficou órfão de pai e mãe e foi adotado pela avó materna, Gabriela Augusta de Resende. Mineiro de Ubá, Ary Barroso trabalhou em um cinema e em uma loja até completar 17 anos, quando recebeu uma herança de um tio e decidiu viajar para o Rio de Janeiro para estudar, na época, na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro.
Porém, rapidamente se rendeu à boemia, foi reprovado na faculdade e abandonou os estudos no segundo ano. Foi aí que se tornou pianista no Cinema Íris e no Teatro Carlos Gomes, no Centro da Cidade Maravilhosa. O compositor de 'Aquarela do Brasil' tocou em diversas orquestras e tornou a música, um hobby desde os 15 anos - quando começou a compor - sua profissão no fim da década de 20.
Contratado para a orquestra do maestro Spina, em São Paulo, tocava piano e também compunha. Em parceria com Lamartine Babo, com quem estudou Direito, escreveu 'Amor de mulato', 'Cachorro Quente' e 'Oh! Nina', antes de se graduar em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1929, mesmo ano em que compôs 'Vamos deixar de intimidades', seu primeiro sucesso.
Ary é um dos maiores compositores da música nacional (Foto: Reprodução/Last.FM) (Foto: Ary é um dos maiores compositores da música nacional (Foto: Reprodução/Last.FM)) 
Ary Barroso, grande nome da música nacional.
(Foto: Reprodução/Last.FM)
Nos anos 30, surgiu 'Aquarela do Brasil' e também suas primeiras músicas para o teatro. Já na década seguinte, ganhou um diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood pela aclamada trilha sonora do filme “Você já foi à Bahia?”, de Walt Disney.
Também nesta década o músico participou do concurso de músicas carnavalescas promovido pela Casa Edison. Nesta competição, Ary Barroso escreveu a marchinha vencedora chamada 'Dá nela', que também se tornou um grande sucesso do carnaval daquele ano. Posteriormente a música foi gravada por Francisco Alves.
Ary Barroso alcançou prestígio como compositor e teve várias músicas gravadas por artistas conhecidos da época, como Elisa Coelho, Sílvio Caldas e a internacionalmente famosa Carmen Miranda. Em 1933 ele fez sucesso mais uma vez com marchinha carnavalesca e samba-canção, dessa vez 'Segura esta mulher' e 'Maria', que embalaram a alegria dos foliões. 'Maria' fez tanto sucesso que foi regravada por Sílvio Caldas e tornou-se um clássico.
Três anos depois, o músico lançou um dos seus maiores sucessos, o samba 'No tabuleiro da baiana'. A música foi encomendada por Jardel Jércolis para fazer parte da peça "Maravilhosa" na voz de Déo Maia e Grande Otelo. No mesmo ano, a música entrou também no espetáculo "É batatal", desta vez cantada por Oscarito e Isa Rodrigues. Antes de entrar no teatro, porém, Carmen Miranda e Luís Barbosa fizeram sucesso com a canção. Em 1980, grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Gal Costa, João Gilberto e Maria Bethânia gravaram o samba.
Ary tocava gaita quando saiam gols e até subia em telhados (Foto: Reprodução/Portal 2014) 
Ary Barroso tocava gaita quando saiam gols e até subia em telhados (Foto: Reprodução/Portal 2014)
Ainda na década de 30, Ary encontrou uma nova profissão: a de radialista. Ele comandou o programa “A hora do calouro”, na Rádio Cruzeiro do Sul, e ainda atuou como um narrador esportivo nada imparcial durante os jogos. Torcedor do Flamengo, visivelmente narrava os gols do seu time de coração de uma maneira bem mais efusiva e animada. Além disso, tornou a gaita uma marca registrada, pois tocava o instrumento a cada gol marcado.
Ary Barroso ganhou estátua no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Panoramio) 
Ary Barroso ganhou estátua no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Panoramio/Google)
Mesmo se dedicando a outras atividades, seguiu com sambas como 'Folha Morta', 'Ocultei' e 'Risque'. Ao todo, compôs 264 canções. Por toda a sua contribuição à cultura brasileira, recebeu, em 1955, junto com Heitor Villa-Lobos, a Ordem Nacional do Mérito. Ary Barroso faleceu nove anos depois, em 1964, de cirrose hepática, deixando um grande legado.
O monumento em homenagem a Ary Barroso, no Rio de Janeiro, fica no Leme, Zona Sul da cidade. A estátua, junto de uma mesa de bar e dois bancos, foi feita por Leo Santana, mesmo artista que esculpiu o monumento em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade.

Postagens mais visitadas deste blog

Avenida Brasil Todos os capítulos HD Download Torrent

A novela conta a história de Rita (Débora Falabella), filha do viúvo Genésio (Tony Ramos), que tinha acabado de casar com Carmem Lúcia (Adriana Esteves), a Carminha, uma mulher falsa que aparentava ser simples e sem maldade. Carminha tinha um caso de anos com Max (Marcello Novaes), seu parceiro na trapacearia, e eles tramaram um plano para roubar todo dinheiro de Genésio e fugir, mas Rita atrapalhou o planejado e conseguiu desmascarar Carminha para seu pai. Pouco mais tarde, Genésio é atropelado por um jogador famoso de futebol, o Tufão (Murilo Benício), que tenta o socorrer mas sem sucesso. Se sentindo culpado, Tufão oferece ajuda a Carminha, que vê ali uma ótima oportunidade para tramar mais um golpe. Ela se aproxima de Tufão, mas precisa sumir com Rita. Ela pede a ajuda de Max para leva-la para um lixão e deixa-la abandonada. Anos depois, Rita reaparece na vida de Carminha de um jeito um tanto curioso, com sede de vingança e será capaz de muita coisa para ver Carminha e Max detonad…

Xena A Princesa Guerreira 3° Temporada Dublado Download Torrent

Informações Da Série:
Nome no Brasil: Xena: A Princesa Guerreira
Ano de Lançamento: 1997-1998
Duração: 45 Min
Qualidade: DVDRip / HDTV
Áudio: 10

A série conta as aventuras de uma guerreira que iniciou uma jornada em busca da sua redenção pelos erros cometidos no passado, quando liderava tropas de guerra e não tinha misericórdia alguma com seus inimigos. Xena, então, passa a aproveitar suas impressionantes habilidades como lutadora para ajudar as pessoas que cruzam seu caminho. Nessa jornada, ela conta com Gabrielle, que, no começo da série, era apenas uma garota inocente do interior, mas que, com o passar dos anos, tornou-se também uma exímia guerreira e a maior aliada da protagonista. Xena – A Princesa Guerreira originou-se da série Hércules: a ideia inicial era que Xena aparecesse em apenas três episódios, mas, devido ao sucesso da personagem, ela terminou ganhando uma série apenas para si.

DOWNLOAD DA TEMPORADA AQUI



Download As Visões Da Raven 1ª a 4ª Temporada Dublado

As Visões da Raven é uma série americana do Disney Channel. A história gira em torno de uma adolescente chamada Raven Baxter e de seus amigos: Eddie, Chelsea, e sua família.  Geralmente vive usando o seu poder psíquico e sua capacidade de prever o futuro como uma mestre do disfarce. Sempre coloca seus amigos ou sua família em confusões, mas todos entendem que é difícil ser vidente. Dados da Série Nome: As Visões de Raven (Completo) Gênero: Comédia Idioma: Português Formato: TVRip Tamanho Total: 7 GB Download - Mediafire - 1ª Temporada Episódio 01 - Prova de Amizade: Download Episódio 02 - Mamãe Querida: Download Episódio 03 - Festa Animal: Download Episódio 04 - Acorda, Victor!: Download Episódio 05 - Um Peixe Chamado Raven: Download Episódio 06 - Cheiro de Vitória: Download Episódio 07 - Campanha No Pescoço: Download Episódio 08 - Salvando A Vidente Raven: Download Episódio 09 - As Festas: Download Episódio 10 - Os Jogos Entre Namorados: Download Episódio 11 - Prima Distante: Do…