Pular para o conteúdo principal

RevieD-Link DIR-505, um roteador Wi-Fi que também é um repetidor

Roteador é aquele dispositivo que você normalmente não dá tanta atenção: você compra e simplesmente esquece que existe, a não ser na hora de xingar quando há falta de sinal ou travamento. Não é todo dia que você encontra um review de um roteador aqui no Tecnoblog, mas topei esse desafio e vou escrever sobre um pequenino dispositivo que é bastante curioso: o D-Link DIR-505. Ele é bem portátil e promete funcionar como roteador, repetidor e até mesmo como antena Wi-Fi.

Aparência

dir-505-wps
O DIR-505 é tão pequeno que você pode carregá-lo na mochila sem nem notá-lo. Ele dispensa cabo de alimentação, o que é muito importante para a mobilidade e suficientemente discreto para não ser visto na sua casa. Quem vê o roteador ligado na tomada imagina que é um carregador de celular. Esse formato, que dispensa cabos, lembra bastante a geração anterior da AirPort Express.

Configurando o roteador

O DIR-505 tem três modos de conexão: roteador, repetidor e Wi-Fi Hotspot.
dir-505-modos
O roteador é o mais básico: você liga o aparelho junto ao modem da sua conexão banda larga e conecta o seu computador ao dispositivo via Wi-Fi. Ao tentar navegar, surge a página de configuração, onde o roteador identificará automaticamente seu tipo de conexão e permitirá que você escolha o nome para a sua rede e uma senha. Dentro de poucos segundos a rede Wi-Fi já está criada e pronta para uso.

dir-505-setup
Como esse é um roteador com um grande foco em mobilidade, a D-Link disponibiliza um app para iOS e Android onde é possível configurar o roteador. Tudo bem fácil, tudo bem simples.
Já o modo repetidor é capaz de amplificar o sinal de uma rede Wi-Fi já existente em sua casa. Isso é perfeito: minha casa é grande e o sinal da rede Wi-Fi não chegava até a cozinha, que fica em uma casa externa da principal. Coloquei o roteador na área e passei a repetir o pouco do sinal que chegava até ali. Isso trouxe conectividade a uma área que era completamente offline, uma vez que é completamente inviável passar cabos e o sinal de celular no lugar é bem fraco.
Para configurar o modo repetidor no DIR-505, basta alternar a chave para o modo correspondente e pareá-lo junto ao seu roteador principal. O requisito é que ele seja compatível com autenticação WPS. Basta pressionar o botão WPS no seu roteador e, em seguida, pressioná-lo no DIR-505 por 5 segundos. O triste da exigência de WPS é exatamente ter acesso físico ao roteador Wi-Fi: seria bem legal se o DIR-505 fosse capaz de repetir qualquer rede como outros roteadores. Isso seria útil para repetir redes de hotéis, por exemplo, que normalmente possuem sinal fraco no quarto.
Por fim, o modo Hotspot Wi-Fi traz ao DIR-505 a funcionalidade de antena Wi-Fi. Ele se conecta a uma rede sem fio já existente e leva o acesso à rede por meio de cabo. Isso torna possível conectar desktops, televisões e home theaters ou quaisquer dispositivos que não possuem conectividade com rede sem fio.
O DIR-505 também traz uma porta USB integrada para que você ligue um dispositivo de armazenamento (como um HD externo ou um pendrive) e compartilhe os arquivos na rede. Nos testes realizados, o compartilhamento não é identificado pelo OS X nem pelo Windows, o que é uma pena. Para visualizar e modificar os arquivos, é necessário acessar uma aplicação pelo navegador.
SharePort Web Access, onde se controla os arquivos no DIR-505
SharePort Web Access, onde se controla os arquivos no DIR-505. É bem limitado.
O foco é o compartilhamento de mídia, embora seja possível manusear qualquer tipo de arquivo. Uma pena que ele não possua integração com o sistema operacional. Seria legal se o roteador também aproveitasse essa porta USB para compartilhar uma impressora ou mesmo para conectar um modem 3G ou 4G: já que ele é tão portátil assim, utilizar um roteador desses compartilhando conexões móveis seria o ideal para quem precisa montar suas estações de trabalho em ambientes remotos com certa frequência.

Velocidade, sinal e latência

Eis um grande problema do DIR-505. Mesmo sendo um roteador com o padrão 802.11n, as velocidades de transferências são baixas e podem desagradar caso você pretenda fazer uso constante de transferência de arquivos. A velocidade média de transferência por meio de rede Wi-Fi é de 3,9 MB/s, o que dá 31 Mb/s, bem diferente dos teóricos 150 Mb/s informados pelo padrão. Isso torna impraticável utilizar o DIR-505 como roteador principal para quem tem conexões de mais de 30 Mb/s, que é o meu caso.
Utilizando o dispositivo na opção Hotspot Wi-Fi, as taxas já foram um pouco mais animadoras: conectado à minha rede que utiliza um AirPort Express como access point, a taxa de transferência subiu para 6,7 MB/s, o que dá algo em torno de 53 Mb/s.
O sinal do roteador se equipara ao de um roteador convencional popular (no meu caso, comparei-o com um D-Link DIR-300), principalmente quando você leva em conta que ele não tem antenas externas. Por ser pequeno, ele tem a vantagem de poder ficar em uma tomada no alto de uma parede, o que aumenta a penetração do sinal na sua residência.
Com relação a latência, o DIR-505 não decepcionou e as perdas foram bem baixas: a taxa variou entre 1 ms e 3 ms em todos os lugares onde me conectava com a rede sem fio.

Vantagens

  • É portátil e discreto
  • É multifuncional, com destaque para a função de repetidor
  • Sinal concorre com o de roteadores convencionais

Desvantagens

  • A velocidade não é tão boa
  • O compartilhamento de arquivos pela porta USB é bem limitado
  • O modo repetidor só funciona se o outro roteador possuir a tecnologia WPS

Considerações finais

O DIR-505 é um roteador bem legal, mas é destinado para um público diferente do convencional, que é o que necessita de mobilidade. Ainda assim, é o roteador perfeito para a maioria dos lares onde o uso de internet é bem simples e não demanda muita velocidade e uso de rede local.
Com preço sugerido de R$ 200 (embora seja possível encontrá-lo por menos do que isso), acredito que o DIR-505 seja uma boa pedida para quem procura expandir o sinal de sua rede Wi-Fi ou deseja levar internet para dispositivos que não possuem Wi-Fi integrado. Vale a pena para quem precisa de mobilidade: é um dispositivo multiuso e que poderá socorrer em alguma ocasião.

Postagens mais visitadas deste blog

Avenida Brasil Todos os capítulos HD Download Torrent

A novela conta a história de Rita (Débora Falabella), filha do viúvo Genésio (Tony Ramos), que tinha acabado de casar com Carmem Lúcia (Adriana Esteves), a Carminha, uma mulher falsa que aparentava ser simples e sem maldade. Carminha tinha um caso de anos com Max (Marcello Novaes), seu parceiro na trapacearia, e eles tramaram um plano para roubar todo dinheiro de Genésio e fugir, mas Rita atrapalhou o planejado e conseguiu desmascarar Carminha para seu pai. Pouco mais tarde, Genésio é atropelado por um jogador famoso de futebol, o Tufão (Murilo Benício), que tenta o socorrer mas sem sucesso. Se sentindo culpado, Tufão oferece ajuda a Carminha, que vê ali uma ótima oportunidade para tramar mais um golpe. Ela se aproxima de Tufão, mas precisa sumir com Rita. Ela pede a ajuda de Max para leva-la para um lixão e deixa-la abandonada. Anos depois, Rita reaparece na vida de Carminha de um jeito um tanto curioso, com sede de vingança e será capaz de muita coisa para ver Carminha e Max detonad…

Xena A Princesa Guerreira 3° Temporada Dublado Download Torrent

Informações Da Série:
Nome no Brasil: Xena: A Princesa Guerreira
Ano de Lançamento: 1997-1998
Duração: 45 Min
Qualidade: DVDRip / HDTV
Áudio: 10

A série conta as aventuras de uma guerreira que iniciou uma jornada em busca da sua redenção pelos erros cometidos no passado, quando liderava tropas de guerra e não tinha misericórdia alguma com seus inimigos. Xena, então, passa a aproveitar suas impressionantes habilidades como lutadora para ajudar as pessoas que cruzam seu caminho. Nessa jornada, ela conta com Gabrielle, que, no começo da série, era apenas uma garota inocente do interior, mas que, com o passar dos anos, tornou-se também uma exímia guerreira e a maior aliada da protagonista. Xena – A Princesa Guerreira originou-se da série Hércules: a ideia inicial era que Xena aparecesse em apenas três episódios, mas, devido ao sucesso da personagem, ela terminou ganhando uma série apenas para si.

DOWNLOAD DA TEMPORADA AQUI



Download As Visões Da Raven 1ª a 4ª Temporada Dublado

As Visões da Raven é uma série americana do Disney Channel. A história gira em torno de uma adolescente chamada Raven Baxter e de seus amigos: Eddie, Chelsea, e sua família.  Geralmente vive usando o seu poder psíquico e sua capacidade de prever o futuro como uma mestre do disfarce. Sempre coloca seus amigos ou sua família em confusões, mas todos entendem que é difícil ser vidente. Dados da Série Nome: As Visões de Raven (Completo) Gênero: Comédia Idioma: Português Formato: TVRip Tamanho Total: 7 GB Download - Mediafire - 1ª Temporada Episódio 01 - Prova de Amizade: Download Episódio 02 - Mamãe Querida: Download Episódio 03 - Festa Animal: Download Episódio 04 - Acorda, Victor!: Download Episódio 05 - Um Peixe Chamado Raven: Download Episódio 06 - Cheiro de Vitória: Download Episódio 07 - Campanha No Pescoço: Download Episódio 08 - Salvando A Vidente Raven: Download Episódio 09 - As Festas: Download Episódio 10 - Os Jogos Entre Namorados: Download Episódio 11 - Prima Distante: Do…