Pular para o conteúdo principal

MSX, um computador com ‘jeitão’ de videogame, completa 30 anos

Turbo R foi último modelo do padrão MSX (Foto: Reprodução/Old Computers)Gradiente Expert fez muito sucesso no Brasil (Foto: Reprodução/Wikipedia)Há exatos 30 anos, bem antes das placas GeForce, dos muitos gigabytes de RAM e de armazenamento de arquivos, gamers de todo o mundo iam à loucura com um aparelho chamado MSX. Misto de computador e videogame, ele foi lançado oficialmente em 27 de junho de 1983 e começou a mudar a história do entretenimento nos PCs. No início dos anos 80, os computadores estavam começando, lentamente, a entrar nas casas das pessoas. Os videogames, à época, ainda enfrentavam certa rejeição, pois o nível de desenvolvimento dos consoles não parecia levar a lugar nenhum. Tudo mudou quando os dois mundos foram unidos em um só aparelho, o MSX.
O impacto foi grande no mercado internacional. Nos Estados Unidos e Inglaterra, nem tanto, porém em países como Brasil, Japão, Coreia do Sul e Argentina, ele se tornou bastante popular. Inventado por Kazuhiko Nishi, vice-presidente da ASCII - empresa que foi a grande parceira da Microsoft no Japão naquela época -, a máquina era bem peculiar.
O aparelho era equipado com microprocessador Z-80A de 8 bits com 3,58Mhz, processador para vídeo (Texas Instruments TMS9918) e chip de áudio (General Instruments AY-3-8910). O chip PPI (Programmable Pheripheral Interface) Intel 8255A controlava teclado e gravador cassete. Ele tinha ainda 16 KB de memória dedicada ao vídeo. Clique em mais informações e veja o vídeo.Os jogos, em formato de cartucho ou fita cassete, eram fabricados por empresas que hoje são muito gabaritadas no ramo, como Konami e Hudson Soft, além de diversas conversões de clássicos dos arcades na época. Vale destacar que o MSX também servia como um computador comum, muito usado para a educação, por exemplo.
MSX no Brasil: Gradiente e Sharp
O padrão MSX foi adotado por muitas empresas em todo o mundo. No Brasil, a Gradiente e a Sharp lideraram o mercado com o Expert XP-800 e o HotBit HB-8000. Lançados dois anos após o primeiro modelo, em 1985, eles quase não tinham diferenças de hardware, então, a preferência por um ou pelo outro ficava mais na questão do design.
Ao longo do tempo, surgiram diversos periféricos para MSX. No Brasil, chegaram, entre as novidades, drives de 5 1/4 externos (360 kB de capacidade) e posteriormente drives de 3 1/2 (720 kB de capacidade), expansões de memória (MegaRAM, MegaROM e memory maper), joysticks, expansores de slot e até mouses. No geral, os relatos são de que o aparelho da Gradiente era o mais popular. Ambos foram recebendo atualizações e as linhas ganharam novas unidades ao longo dos anos, porém, seu período de sucesso foi curto. No Brasil, a segunda geração demorou muito a chegar e veio em formato kits de transformação, que ampliavam a memória e a VRAM.
Declínio e popularização de PCs e videogames
O sistema foi descontinuado no final de 1993 pela Panasonic, que fabricava o Turbo-R. A partir dali, iniciava-se uma nova era no Brasil e no mundo. A dos PCs, que contavam com a chegada ainda tímida da Internet, e também dos consoles. Quando a Microsoft lançou o Windows 95, o que se conhece hoje começou a ganhar forma. Computadores maiores, mais robustos, com gabinete, monitor, teclado e CPU, além dos primeiros portáteis, fossem da Microsoft ou da Apple, entravam cada vez mais nas casas das pessoas. Entre os consoles, nasciam as gerações Master System e Nintendo, com o Mega Drive e o Super Nintendo se firmando pouco depois.
E, assim, o MSX foi ficando para trás. No entanto, até hoje há apaixonados por ele que se comunicam na rede e outros que utilizam emuladores para rodarem seus jogos nos PCs atuais. Três décadas depois da conferência de imprensa que lançou o MSX, o mundo e a tecnologia já estão bem diferentes, mas ele segue inesquecível entre os fãs. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XmjKRfgeARo

Postagens mais visitadas deste blog

Avenida Brasil Todos os capítulos HD Download Torrent

A novela conta a história de Rita (Débora Falabella), filha do viúvo Genésio (Tony Ramos), que tinha acabado de casar com Carmem Lúcia (Adriana Esteves), a Carminha, uma mulher falsa que aparentava ser simples e sem maldade. Carminha tinha um caso de anos com Max (Marcello Novaes), seu parceiro na trapacearia, e eles tramaram um plano para roubar todo dinheiro de Genésio e fugir, mas Rita atrapalhou o planejado e conseguiu desmascarar Carminha para seu pai. Pouco mais tarde, Genésio é atropelado por um jogador famoso de futebol, o Tufão (Murilo Benício), que tenta o socorrer mas sem sucesso. Se sentindo culpado, Tufão oferece ajuda a Carminha, que vê ali uma ótima oportunidade para tramar mais um golpe. Ela se aproxima de Tufão, mas precisa sumir com Rita. Ela pede a ajuda de Max para leva-la para um lixão e deixa-la abandonada. Anos depois, Rita reaparece na vida de Carminha de um jeito um tanto curioso, com sede de vingança e será capaz de muita coisa para ver Carminha e Max detonad…

Xena A Princesa Guerreira 3° Temporada Dublado Download Torrent

Informações Da Série:
Nome no Brasil: Xena: A Princesa Guerreira
Ano de Lançamento: 1997-1998
Duração: 45 Min
Qualidade: DVDRip / HDTV
Áudio: 10

A série conta as aventuras de uma guerreira que iniciou uma jornada em busca da sua redenção pelos erros cometidos no passado, quando liderava tropas de guerra e não tinha misericórdia alguma com seus inimigos. Xena, então, passa a aproveitar suas impressionantes habilidades como lutadora para ajudar as pessoas que cruzam seu caminho. Nessa jornada, ela conta com Gabrielle, que, no começo da série, era apenas uma garota inocente do interior, mas que, com o passar dos anos, tornou-se também uma exímia guerreira e a maior aliada da protagonista. Xena – A Princesa Guerreira originou-se da série Hércules: a ideia inicial era que Xena aparecesse em apenas três episódios, mas, devido ao sucesso da personagem, ela terminou ganhando uma série apenas para si.

DOWNLOAD DA TEMPORADA AQUI



Download As Visões Da Raven 1ª a 4ª Temporada Dublado

As Visões da Raven é uma série americana do Disney Channel. A história gira em torno de uma adolescente chamada Raven Baxter e de seus amigos: Eddie, Chelsea, e sua família.  Geralmente vive usando o seu poder psíquico e sua capacidade de prever o futuro como uma mestre do disfarce. Sempre coloca seus amigos ou sua família em confusões, mas todos entendem que é difícil ser vidente. Dados da Série Nome: As Visões de Raven (Completo) Gênero: Comédia Idioma: Português Formato: TVRip Tamanho Total: 7 GB Download - Mediafire - 1ª Temporada Episódio 01 - Prova de Amizade: Download Episódio 02 - Mamãe Querida: Download Episódio 03 - Festa Animal: Download Episódio 04 - Acorda, Victor!: Download Episódio 05 - Um Peixe Chamado Raven: Download Episódio 06 - Cheiro de Vitória: Download Episódio 07 - Campanha No Pescoço: Download Episódio 08 - Salvando A Vidente Raven: Download Episódio 09 - As Festas: Download Episódio 10 - Os Jogos Entre Namorados: Download Episódio 11 - Prima Distante: Do…