Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 22, 2012

Claro e Bradesco anunciam cartão pré-pago

São Paulo - A operadora móvel Claro e o banco Bradesco anunciaram nesta quinta-feira um cartão pré-pago para transações financeiras e apresentaram também uma tecnologia destinada a facilitar a realização de pagamentos via celular. O cartão co-branded, que poderá ser usado para compras, pagamentos, saques e consultas de saldo e transferências, é o primeiro resultado da joint venture anunciada pelas duas empresas em 2011. As empresas também anunciaram o lançamento da tecnologia sem contato Near Field Communication (NFC), que permite transações de cartões de crédito e de débito pela aproximação de celulares ao terminal em estabelecimentos habilitados. A expectativa das empresas é lançar o cartão no segundo trimestre do ano que vem, enquanto para a tecnologia NFC a previsão é de que a tecnologia tenha maior escala na segunda metade de 2013. Segundo o diretor da Bradesco Cartões, Marcio Parizotto, os ganhos obtidos com a parceria serão igualmente divididos entre o banco e a operadora, e se…

Prazo para tornar rede 4G comercial está apertado, diz Claro

São Paulo - O prazo para iniciar o uso comercial da rede de quarta geração de telefonia móvel (4G) nas seis cidades que vão receber a Copa das Confederações em 2013 está apertado, disse o presidente da operadora Claro, Carlos Zenteno, nesta quinta-feira. "Uma preocupação que temos para cumprir a data de abril é a liberação de espectro do MMDS", disse ele a jornalistas. A faixa de 2,5 gigahertz, ou MMDS, é atualmente usada para serviços de TV por assinatura. Segundo Zenteno, as operadoras de TV paga ainda precisam migrar seus clientes para liberar a faixa. "Esse processo tinha que ser acelerado. O ideal seria que fosse em novembro. Temos cinco meses para poder fazer os testes", disse. Questionado sobre o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) na telefonia, o presidente da Claro afirmou que a redução da VU-M --taxa paga para completar chamadas de linhas fixas para móveis-- levará a uma revisão da estratégia de negócios das operadoras de telecomunicações. "Es…

Ações da RIM sobem com otimismo sobre BlackBerry 10

Toronto - As ações da Research In Motion subiam mais de 10 por cento na bolsa de Toronto nesta quinta-feira, depois que um analista levantou o preço-alvo para a ação, citando "o sentimento positivo na indústria", à frente do lançamento do BlackBerry 10. O analista Kris Thompson, do National Bank Financial, aumentou seu preço-alvo para ações da fabricante do BlackBerry para 15 dólares, ante 12 dólares. Thompson argumentou que a ação pode subir mais, antes do lançamento no início de 2013 dos dispositivos da RIM instalados com o sistema operacional BlackBerry 10. "A nova equipe de direção está se esforçando para manter a base de assinantes do BlackBerry, gerenciando custos e caixa, e parece pronta para o lançamento, em fevereiro de 2013, da plataforma global BB10", disse Thompson em relatório a clientes. O mais recente voto de confiança veio há alguns dias com o crítico mais influente da RIM tendo aumentado sua projeção para a ação. A RIM acredita que os smartphones B…

Site de buscas Duckduckgo acusa Google de ser punido sem nenhum motivo

Washington - O recém-lançado DuckDuckGo, que se apresenta como um similar do Google que não guarda informações pessoais dos usuários, diz que está sendo vítima de boicote por parte do concorrente, sob investigação nos Estados Unidos. A Comissão Federal do Comércio (FTC, em inglês) está investigando acusações de que o Google viola leis antitruste ao usar o poder de mercado contra os concorrentes. Muitas das acusações são semelhantes às de Gabriel Weinberg, aluno do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que criou o DuckDuckGo, cinco anos atrás. Weinberg afirmou na quarta-feira que é difícil fazer do DuckDuckGo o motor de buscas padrão no Google Chrome e que o Google também coloca o concorrente em desvantagem no Android, sistema operacional para aparelhos móveis. O Google nega qualquer violação e afirma que os usuários podem escolher o motor de busca em todas as plataformas. Companhias, como operadoras de sites de viagem e o site de resenhas de serviços Yelp, acusaram o Google de m…

INFO elege as startups mais inovadoras do Brasil nesta quinta

São Paulo - Será realizada hoje, às 18h30, em São Paulo, a final do INFO Start, que escolherá as duas startups mais inovadoras do Brasil. Após receber inscrições de todas as cinco regiões do Brasil, totalizando mais de 490 participantes, um júri formado por empreendedores, investidores e representantes de aceleradoras selecionouos dez finalistasque sobem ao palco hoje para defender as suas ideias. Para a escolha, foram avaliados fatores como a originalidade das ideias, a competência e a experiência dos fundadores, a possibilidade de crescimento e o potencial de mercado dos projetos. Entre os finalistas, cinco para cada categoria, estão representadas as cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Lavras (MG), Porto Alegre, Ribeirão Preto (SP) e São Paulo >> Conheça as 10 startups finalistas do prêmio INFO Start Cada um dos finalistas terá cinco minutos para apresentar sua empresa aos membros do júri e convencê-los sobre a viabilidade de seu modelo de negócio. Os vencedores serão conheci…

TIM decide nas próximas semanas se faz oferta por GVT

Milão - A Telecom Italia está para tomar decisões importantes nas próximas semanas sobre o futuro das operações na Itália e do negócio de telefonia móvel no Brasil, o que pode trazer grandes mudanças para a endividada companhia. O comitê executivo da operadora se reúne nesta quinta-feira para analisar os assuntos em pauta, disse uma fonte à Reuters, e o conselho vai discuti-los e, 6 de dezembro. A Telecom Italia deve decidir primeiramente se fará uma oferta pela operadora brasileira GVT, da francesa Vivendi, para fortalecer a TIM, importante fonte de crescimento nos últimos anos. Para isso, o presidente do conselho Franco Barnabe deve convencer os acionistas e o conselho --que inclui a Telefonica-- de que a compra vai dar retornos apesar do possível preço de 7 bilhões de euros (9 bilhões de dólares). "A opção da GVT veio do nada e a direção precisa deixá-la mais clara", contou à Reuters uma pessoa próxima a um dos principais acionistas da Telecom Italia. A Telecom Italia tam…

Por que a HP teria deixado passar uma fraude bilionária

São Paulo - Além de uma visão clara de oportunidade e estratégia de negócio, comprar uma empresa requer um cuidado primordial com a investigação da saúde financeira do alvo. Esmiuçar cada detalhe contábil, exaustivamente, é parte essencial do jogo e muitas vezes é o que define se a transação vale a pena ser feita ou não. Não verificar as contas é um erro inadmissível. O comunicado da HP sobre a descoberta de uma fraude contábil bilionária atribuída à aquisição da empresa de software Autonomy levanta, então, a seguinte questão: como uma das maiores companhias do mundo poderia ter cometido tal erro? Segundo uma entrevista do fundador da Autonomy, Mike Lynch, ao The Wall Street Journal o motivo tem pouco a ver com negligência e mais com desempenho. O fundador da companhia de software supostamente responsável por afundar a HP em 12,7 bilhões de dólares em dívidas nega completamente as acusações e rebate com a seguinte afirmação: "Eu não consigo entender como você pode perder 9 bilhõe…

Como as redes sociais se transformaram em lojas virtuais

São Paulo - Um paletó da última coleção Armani custa 5.305 reais no site oficial da grife italiana. É para poucos. Mas não custa um centavo clicar na foto do paletó e curtir ou compartilhar, quando a pessoa tem simpatia pela marca e quer indicá-la aos amigos. Baseado nessa lógica, tão simples quanto inexplorada, começa a surgir uma promissora geração de serviços híbridos formada por comércio eletrônico e rede social, o chamado social commerce. O paletó é caro demais e poucos vão compartilhar? Então imagine essa lógica aplicada a um tênis, uma capinha para smartphone ou um livro interessante com o qual você esbarrou ao ver os posts de seus amigos nos murais online. As duas primeiras startups a experimentar com sucesso o social commerce foram as redes Pinterest e The Fancy. Elas usam uma mistura bem-feita de álbum de fotos com loja virtual em que o público serve como curador, divulgador e cliente ao mesmo tempo. Após se cadastrar em um desses sites, o usuário clica nas fotos de que mais…

Samsung acusa iPad mini de quebra de patente

São Paulo - A Justiça da Califórnia aceitou umpedido da Samsungpara incluir o novoiPad minientre os produtos daAppleque infringem patentes registradas pela sul-coreana. Além do iPad mini, o pedido da Samsung também inclui o novo iPod Touch e o iPad. Antes, o juiz do caso, Paul Grewal, já havia aceito o pedido para incluir o  iPhone 5 na ação. Segundo a Samsung, os produtos da Apple infringem alguns de seus padrões e recursos específicos. Por sua vez, a Apple também acusa uma série de aparelhos da sul-coreana - incluindo o Galaxy SIII - de quebra de patentes. Protocolado em fevereiro deste ano, esse pode ser considerado o segundo round da batalha que envolve as empresas - em agosto, a Samsung foi condenada a pagar1 bilhão de dólares em indenizaçõesà Apple. No texto, a Apple ainda ataca a Samsung ao dizer que, apesar da primeira decisão judicial que condena as práticas da concorrente, ela "continua inundando o mercado com produtos copiados".

Smartphones contribuem para aumento de infidelidade, diz pesquisa

São Paulo - Os smartphones estão contribuindo para o aumento da infidelidade. Pelo menos é o que diz uma pesquisa realizada pelo site de relacionamentos extraconjugais Ashley Madison. Segundo 77,9% das mulheres e 36,2% dos homens entrevistados, o aplicativo móvel do serviço tornou mais fácil encontrar um amante. A pesquisa mostrou ainda que 89,3% das mulheres e 91,7% dos homens utilizam o celular para combinar encontros com o amante. Em relação ao padrão de comportamento existe variação. Segundo a pesquisa, o horário preferido que a maioria das mulheres (37,5%) utiliza o celular para acessar o serviço é entre às 13h e 16h. Já no caso dos homens, 33,3% o fazem após as 23h enquanto outros 24,2% preferem o horário entre 16h e 18h. "Parece que as mulheres preferem se conectar pelo celular durante o horário de trabalho para evitar que outras pessoas desconfiem. Quanto aos homens, eles parecem preferir o horário no qual a esposa provavelmente deve estar dormindo", afirma o diretor…

Facebook quer banir sistema de votos dos usuários

São Paulo - Os dias de democracia do Facebook parecem estar contados. A empresa quer abolir o sistema de votação que permite aos seus usuários aprovar ou reprovar mudanças implantadas na rede social. Hoje, mudanças no serviço (como novas regras de privacidade, por exemplo) costumam ser avaliadas pelos usuários por meio de votação. De acordo com o modelo atual, as mudanças ficam abertas para discussão por sete dias. Caso a conversa receba mais de 7 000 comentários, o Facebook abre uma votação para consultar os clientes sobre a novidade. Para que uma votação seja validada, é preciso que, pelo menos, 30% dos usuários (cerca de 300 milhões de pessoas) participem da consulta. Entretanto, segundo o vice-presidente de Comunicação e Políticas Públicas do Facebook, Elliot Schrage, o atual modelo não tem sido eficaz. "O atual mecanismo resultava em um sistema que incentiva a quantidade de comentários e não a qualidade", afirmou ele, em comunicado divulgado na quarta-feira (21). Ao mes…

DreamWorks libera software para efeitos 3D usado em filmes

São Paulo - O estúdio DreamWorks decidiu liberar gratuitamente um de seus principais software utilizados para criar efeitos 3D em suas animações. A ferramenta, chamadaOpenVDB, é utilizada para criar efeitos 3D volumétricos como fumaças, e é constantemente usada pela DreamWorks em seus filmes como ocorreu em "Gato de Botas", "Madagascar 3" e na mais recente animação "A Origem dos Guardiões", que será lançada dia 30 desse mês no Brasil. Segundo aDreamWorks, o OpenVDB permite aos profissionais de efeitos especiais superar as limitações de memória encontradas em outros formatos. A intenção da DreamWorks em tornar o OpenVDB gratuito é para que eventualmente o software se transforme em um padrão para toda a indústria. A ferramenta foi desenvolvida pelo próprio estúdio.

Nokia Lumia 920 chega em 2013 e será compatível com 4G brasileiro

São Paulo - Os modelos Lumia 920 e 820 são as apostas da Nokia para se revitalizar no mercado global de smartphones, no qual sequer está presente entre as cinco maiores do planeta. Lançados oficialmente em setembro de 2012, os aparelhos vão finalmente desembarcar no Brasil em algum momento entre janeiro e março de 2013. Em evento para desenvolvedores, o Nokia Developer Day, realizado em São Paulo, EXAME.com teve a chance de experimentar os dois aparelhos e testar algumas de suas funcionalidades. O Nokia Lumia 920 é o smartphone que assumirá o topo da linha da fabricante. E, de fato, o dispositivo traz funcionalidades avançadas, especialmente no que diz respeito a sua câmera, que tem resolução de 8,7 MP e vem equipada com uma tecnologia chamada Pure View. Esta tecnologia, segundo a Nokia, mantém a qualidade das imagens capturadas mesmo em ambientes de baixa luminosidade. No local do evento, havia uma cabine escura para testes com a câmera e o resultado surpreendeu: mesmo capturada sem …